Fundamentos sociológicos do comportamento.
Introdução:
Segundo a Psicologia Social o comportamento de um indivíduo se define em 02 tipos de Interação Social.
Comportamento interpessoal: quando ele interage com ele mesmo.
Comportamento social: quando interage com uma ou mais pessoas do seu grupo.
O comportamento social do individuo:
A Psicologia Social acompanha o desenvolvimento do individuo no seu meio estudando suas formas de interação e percepção em grupo ou individualmente.
Socialização:
O individuo começa desde cedo como se comportar dentro e fora de seu grupo social aprendendo a valorizar e seguir as regras estabelecidas pelo meio social ou grupo dominante.
Percepção social:
Momento que o individuo avalia seu meio social e tira conclusões da posição de cada membro percebendo dessa forma como cada um desempenha seu papel na sociedade.
Atitudes:
Quando o individuo começa a se posicionar no seu grupo a mostrar habilidades e características de sua personalidade.
O comportamento do grupo:
A definição do comportamento do grupo se da quando o grupo é liderado ou exerce um poder de influencia sobre os demais grupos.
Liderança:
A liderança quase sempre é exercida sobre o poder que alguns indivíduos têm sobre o grupo. Atualmente esse poder não tem muita influencia, pois o líder sem mantém enquanto é útil ao grupo.
Conclusão: Concluímos que a Psicologia que analisa o comportamento social é de fundamental importância principalmente nas relações de trabalho, onde interagem todos os tipos de pessoas, cada um com um objetivo específico, projetos, sonhos e mazelas do dia-a-dia. A análise bem elaborada visa canalizar o potencial de cada profissional para um meio no qual melhor se adapta, isto, gera produção e satisfação, também permite uma melhor gestão de pessoal evitando a rotatividade.