F S
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 2
Experiência 3
Nome da experiência: O Empuxo, comprovação experimental.
1. Introdução
O experimento sobre Empuxo que foi feito na aula experimental passada, fez com que pudemos observar que este tipo de força está justamente no entendimento da flutuação de corpos em fluidos, e que será de bastante importância o uso deste conhecimento para a nossa área de atuação.
2. Desenvolvimento Teórico
O Empuxo é a força vertical que exerce para cima quando um objeto qualquer é mergulhado em um fluido. A força do empuxo vai variar em relação ao peso do objeto.
Quando o objeto estiver acima do fluido (parcialmente submerso), quer dizer que o peso é menor que o empuxo.
Quando o objeto estiver submerso, quer dizer que o peso é igual ao empuxo.
Quando o objeto estiver distante da superfície do fluido (próximo ao fundo), quer dizer que o peso é maior que o empuxo.
Lembrando que esta teoria também vai depender da densidade do fluido.
3. Materiais
Os materiais que foram usados para a realização do experimento:
01 Suporte com haste, tripé e sapatas niveladoras;
02 Cilindros de dimensões diferentes;
01 Dinamômetro tubular de 2 N;
01 Copo com 250 ml de agua.
4. Metodologia Foi verificado o “zero” do dinamômetro para que não tivesse erro na hora de medir os cilindros; Pesamos o primeiro cilindro (maior) fora do líquido; E em seguida mergulhamos o cilindro (maior) no líquido e foi tirada a nova medida dentro do líquido (peso aparente); E assim foi feito com o outro cilindro (menor).
5. Discussões dos Resultados Peso cilindro (maior) fora do fluido: 0,3 N Peso aparente cilindro (maior) submerso fluido: 0,2 N 5.1. Ocorreu o fenômeno Empuxo, retirando assim uma quantidade do fluido (mesma quantidade volume do objeto). 5.2. Peso cilindro (maior) fora fluido (0,3 N) – Peso aparente