F Brica De Chocolate
1. – Que fatores de motivação e características de personalidade estão no perfil deste empreendedor? Qual o grau de importância da participação de cada um destes fatores e características no sucesso do empreendimento?
José quereria ser um empresário, e não um funcionário. Ele soube ter visão empreendedora vislumbrando as oportunidades e tendo iniciativa, sendo firme, sabendo gerenciar e além disso tinha paixão pelo negócio, todos esses fatores são essenciais para que uma mente criativa e visionária possa conquistar seus objetivos.
2. – Você deixaria um negócio familiar, ainda que pouco rentável, para se arriscar em um meio sobre o qual nada soubesse? Quais foram os riscos envolvidos na mudança de atividade e o que poderia levar a um desfecho desfavorável?
Com certeza eu pensaria muito antes de me arriscar em um negócio sem que eu tivesse conhecimento, por isso procuraria me informar o máximo possível sobre todos os riscos que poderia correr no meu negócio antes de me aventurar, fazer um plano de negócios por exemplo. Mesmo assim, todo os negócios estão sujeitos a riscos, e se José não tivesse conseguido aprender sobre o ramo que estava se aventurando poderia não ter alcançado sucesso.
3. – Que outra alternativa José poderia ter explorado para vender a produção excedente do seu primeiro ano no negocio de chocolate? Como a criatividade poderia ajudar nesse sentido?
Poderia ter pego esse excedente e feito uma grande promoção de páscoa independentemente ou junto a distribuidoras . Ser criativo é essencial para um empreendedor, pois o mercado não é amigável e estável, e somente com criatividade que se consegue ser flexível e assim não manter o negócio sempre atualizado.
4. – Um dos grandes desafios de José foi a entrada no mercado varejista. A resistência das grandes redes a novos fornecedores, com marcas ainda pouco conhecidas, sempre foi muito forte. Como vencer esse desafio? Que estratégias você vislumbra para entrada de uma marca nova em