ESTUDo do dano em MATERIAIS COMPÓSITOS submetidos a impacto de baixa velocidade
Francisco Galdino Junior
Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM)
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Av. Aprígio Veloso, 882 – Bairro Universitário, CEP: 58429-900, Campina Grande – PB, Brasil fgaldinojunior@gmail.com Resumo. Com a crescente utilização dos materiais compósitos em diversos setores da engenharia, surge a necessidade de estudar o comportamento desses materiais submetidos ao impacto de baixa velocidade. Neste trabalho foi realizada uma análise comparativa entre artigos científicos que realizaram esses testes. Os resultados obtidos revelaram que existem dois tipos de falhas em materiais compósitos: danos externos e danos internos, sendo este último impossível de ser visualizado a olho nu. Os métodos mais utilizados na investigação das falhas em materiais compósitos é o exame visual para os danos externos e o ensaio de radiografia para os danos internos. Além disso, a resistência do material compósito em absorver o impacto de baixa velocidade está relacionada com a geometria e configuração do material compósito.
Keywords: Materiais compósitos, impacto de baixa velocidade, resistência ao dano.
1. Introdução
A utilização de materiais compósitos em projetos estruturais vem crescendo nos dias atuais e sua aplicação esta sendo feita em diversas áreas da engenharia. Um dos principais fatores da escolha desse tipo de material é que nem sempre as ligas de metais convencionais são capazes de satisfazer a necessidade dos projetistas.
Os compósitos de matriz polimérica reforçados por fibras ou partículas são amplamente utilizados e surgem rapidamente como possíveis substitutos para materiais metálicos convencionais em partes estruturais e em diversas aplicações industriais, como por exemplo, no setor automobilístico e da aviação. Esses materiais possuem como característica a baixa relação peso/rigidez, resistência à abrasão, ao impacto e a