Processo de Tenacificação dos Materiais
ENGENHARIA DE MATERIAS
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS
PROCESSO DE TENACIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Rafaela da Rocha Dantas 11111904
Março de 2014
João Pessoa – PB
1. INTRODUÇÃO
A falha dos materiais é quase sempre um evento indesejável por uma variedade de motivos. Esses motivos incluem vidas humanas que são colocadas em risco, perdas econômicas e a interferência na disponibilidade de produtos e serviços. Embora as causas das falhas e os comportamentos dos materiais possam ser conhecidos, a prevenção das falhas é uma condição difícil a ser garantida. As causas usuais são a seleção e o processamento dos materiais de uma maneira não apropriada, além do projeto inadequado do componente ou a sua má utilização. É levando em considerações possíveis falhas e, no caso de uma falha de fato ocorre, avaliar sua causa e então tomar as medidas de prevenção apropriadas para evitar sua causa de uma falha de fato ocorrer, avaliar sua causa e então tomar as medidas de prevenção apropriadas para evitar futuros incidentes [1].
A busca de novos materiais com melhor desempenho e menor custo juntamente com o avanço da tecnologia, as necessidades econômicas e os fatores ambientais têm provocado grandes desafios à indústria moderna. Com isso vem se estudando formas de melhorar as propriedades finais dos materiais [1,2].
O processo de tenacificação dos materiais é um mecanismos aplicado para que estes resistam ou retardem a propagação de trincas catastróficas ou mesmo fraturas ao longo do material, na maioria dos casos dissipando esta energia [2].
A eficiência do processo de tenacificação de um material depende em geral do tipo de modificador empregado, tamanho e distribuição das partículas, temperatura de transição vítrea e compatibilidade entre as fases[2].
2. TENACIFICAÇÃO NOS POLÍMEROS
Grande parte dos plásticos são quebradiços quando submetidos a esforços mecânicos