ESTUDO DE CASO: A FÁBRICA DE CHOCOLATES
A Europa Confeitaria, fábrica de chocolates, começou como uma empresa familiar, em um país europeu, em meados do século passado. Atualmente, faz parte de uma grande corporação multinacional. Sua especialidade é o chocolate industrial, a matéria-prima dos ‘chocolatiers’, fabricantes de doces e confeiteiros. A fábrica desenvolveu diversos tipos de chocolate industrial, para atender a seus clientes, não apenas na Europa, mas também nos Estados Unidos e no Japão. Atualmente, são produzidos 400 tipos de chocolates.
Fabricação de chocolate
O cacau vem de países tropicais, especialmente Costa do Marfim, Ghana, Indonésia e Brasil. Ao chegar, os sacos de sementes de cacau são empilhados em um armazém. O processo de fabricação compreende dez passos. Somente o primeiro, a mistura, é manual. Os sacos de cacau, vindos de diferentes lugares, são esvaziados manualmente, em um grande funil. A mistura define o gosto do produto e tem que ser cuidadosamente escolhida. Depois dessa etapa, o processo é totalmente automatizado e consiste, em essência, em processar a massa de cacau para transformá-la em chocolate. Os oito primeiros passos são chamados de preparação do cacau e os dois últimos de manufatura fina.
A necessidade de indicadores de desempenho
A fábrica de chocolate precisa manter e, se possível, melhorar sua posição no mercado. A empresa tem posição importante, mas a administração e os empregados estão conscientes de que a concorrência está aumentando. Para enfrentá-la, empresa tem dedicado grande esforço a aprimorar continuamente todos os aspectos de suas operações. Em consequência, surgiu a necessidade de avaliar esses esforços, para saber se estão produzindo os resultados esperados. A administração entendeu que a forma adequada de fazer isso é utilizar indicadores de desempenho. Disse o presidente:
Para sermos capazes de acompanhar e avaliar nosso desempenho, precisamos urgentemente de indicadores relevantes.
Um consultor