E-Sports
Embora os esportes eletrônicos tenham sido uma parte da cultura de jogos eletrônicos, as competições têm visto um grande aumento de popularidade nos últimos anos. Enquanto as competições antes do ano 2000 foram em grande parte entre amadores, a proliferação de competições profissionais e crescente audiência agora apoia um número significativo de jogadores profissionais e equipes,2 e muitos desenvolvedores de jogos agora implementam recursos em seus jogos projetados para facilitar modos competitivos.
Os eSports começaram a ficar famosos entre os jovens com a criação dos famosos MOBAs (Multiplayer Online Battle Arena), como Dota ou League of Legends, o último que já alcançou 32 milhões de visualizações online em transmissões de seu último campeonato mundial.
Historicamente, os esportes eletrônicos eram dirigidos a uma pequena audiência de nicho, com pouca representação nos meios de comunicação de massa, como a televisão. Devido a isso, a crescente disponibilidade de plataformas de streaming de vídeo on-line, especialmente a Twitch.tv, tornaram-se centrais para competições de eSports atuais.3 O primeiro jogo a ser considerado um Esporte Eletrônico foi o Netrek, pela revista Wired em 1993.4 Atualmente, os títulos mais populares em competições profissionais são DotA 2, League of legends e StarCraft