E - Social
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO E NEGÓCIOS EM RECURSOS HUMANOS
MARCOS VINÍCIUS QUEIXA RIBEIRO
ESOCIAL
SÃO PAULO
2014
Introdução
O trabalho trata-se de mostrar como o esocial pode ser benéfico para as empresas e empregadores. Também conhecido como folha de pagamento difgital. Referem-se à implantação do eSocial como uma obrigação trabalhista das empresas no Brasil. Procurou tratar dos possíveis problemas que ocorrerão durante sua implantação e também expôs os possíveis benefícios futuros que as empresas e os colaboradores terão. Discorre sobre as interações entre o Departamento Pessoal e o restante da empresa.
O eSocial
O eSocial (ou folha de pagamento digital), é a sigla para o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, e faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), lançado em 2007.
As mudanças que esse sistema traz:
O eSocial vai mudar a forma como todas as empresas do Brasil lidam com as obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Quando estiver em pleno funcionamento, o sistema vai unificar o envio dos dados sobre trabalhadores para o governo federal e permitir que as empresas prestem as informações uma única vez. A transmissão será por meio eletrônico, evitando papelada. Assim, não será preciso, por exemplo, realizar múltiplos envios de informações ao INSS, ao Ministério do Trabalho ou ao Fisco, por exemplo.
O eSocial será obrigatório.
O eSocial será obrigatório para todas as empresas do Brasil, qualquer que seja o porte - do Microempreendedor Individual (MEI), passando por pequenas, médias e grandes empresas.
O cronograma
Primeiramente, a adequação ao eSocial seria exigida a todas as empresas a partir de janeiro de 2014. No entanto, o cronograma foi alterado e agora será progressivo de acordo com o porte da empresa. Segundo a Receita Federal, no