E seleção
Albert Ehrhardt
Celiria...?
Daniel...?
Renata...?
Prof. Edu...?
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Logística (LOD0155) – Prática Módulo Metodologia Cientifica
10/10/12
1 TEMA
As estratégias de recrutamento e seleção de pessoas ocupam posição de destaque nas organizações. Uma das preocupações da área de Gestão de Pessoas tem sido elaborar seus processos de recrutamento e seleção de forma a trazer profissionais capacitados e pessoas mais estáveis para preencher as vagas em aberto. A rotatividade de colaboradores nas organizações está associada, dentre outros fatores, a estas politicas de recrutamento e seleção. Assim, realizamos este trabalho com o objetivo geral de conhecer as variáveis do processo de recrutamento e seleção que possam estar interferindo nos índices de rotatividade de uma empresa de mão de obra do litoral catarinense. Em específico, pretendeu-se calcular as taxas de rotatividade dos anos de 2009, 2010 e 2011, conhecer as atuais estratégias de recrutamento e seleção e então estabelecer possíveis ações de melhoria.
2 OBJETIVOS
Estabelecemos três principais objetivos delineadores das atividades realizadas: conhecer as técnicas de recrutamento e seleção de uma empresa de mão de obra do litoral catarinense; analisar a ligação entre estas técnicas de recrutamento e seleção e os níveis de rotatividade de colaboradores da empresa e definir possíveis ações de melhoria nos processos de recrutamento e seleção no intuito de alterar estes níveis de rotatividade de forma positiva.
3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA
Prática Real: tem como principal característica a aplicação dos temas fora dos encontros presenciais. Além disso, essa modalidade de Prática busca familiarizar o(s) acadêmico(s) com o seu futuro ambiente profissional. Ela é desenvolvida em instituições, tais como: empresas, escolas e ONGs.
4 DESENVOLVIMENTO
Ao longo dos últimos anos, e de forma cada vez mais acentuada, as organizações