Da psicodelia de woodstock aos festivais tecnológicos do século 21
Da psicodelia de Woodstock aos festivais tecnológicos do século 21.
SUB-TEMA
Como o design dos festivais musicais transformou a percepção de uma geração.
JUSTIFICATIVA A partir da pesquisa realizada foi verificado que o design teve papel fundamental na evolução do conceito de shows musicais ao longo dos tempos, passando de uma simples apresentação para um show com conceito elaborado, seguindo com shows com diferentes abordagens visuais e chegando, finalmente, ao conceito do show totalmente digital, que é exibido em dispositivos específicos com acesso à internet.
PROBLEMATIZAÇÃO
1) Qual a faixa etária das pessoas que assistem shows (de rock) atualmente? A faixa é bastante variável. Em geral, pessoas a partir de 16 começam a frequentar festivais. O limite de idade gira em torno dos 30 anos. Claro que há diversas excessões, como shows específicos para crianças ou bandas muito clássicas/antigas.
2) Qual o comportamento característico do público durante a apresentação musical? Além do comportamento musical “padrão”, o público costuma usar bastante da tecnologia, ou seja, utilizam dispositivos que possam gravar imagens/áudio, tirar fotos e compartilhá-las em tempo reais nas diversas redes sociais existentes. Lembrando que esse dispositivo usado é, comumente, um smartphone.
3) Quais são os artifícios visuais utilizados pelas bandas atualmente para que mais pessoas sintam-se atraídas por suas apresentações?
Há algum tempo as apresentações musicais passaram de cenários exclusivamente sonoros para ambientes que estimulam as mais diversas sensações. Isso fica mais claro ao observar todo o projeto de design por trás de um show. Os cuidados variam desde a disposição dos elementos no palco até a elaboração de cartazes do show. É importante citar que frequentemente são realizadas apresentações que usam técnicas de projeção e dispositivos que permitem uma interação em um nivel superior dos artistas e