E nois
DE
SEGURANÇA
GABRIEL MENDONÇA DESSUPOIO
INTRODUÇÃO
Por segurança do trabalho é definida como uma série de medidas técnicas, médicas e psicológicas, destinadas a prevenir acidentes profissionais, educando os trabalhadores nos meios de evitá-los, como também procedimentos capazes de eliminar as condições inseguras do ambiente de trabalho.
Sendo assim, a segurança do trabalho na Construção Civil é um assunto da suma importância, que não interessa apenas aos trabalhadores, mas também às empresas e a sociedade em geral, pois um trabalhador acidentado, além de sofrimentos pessoais, passa a receber seus direitos previdenciários, que são pagos por todos os trabalhadores e empresas. Já acidente de trabalho, é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporária; Doença do trabalho é assim entendida como aquela doença adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relaciona diretamente.
A partir do momento que a empresa investe na pessoa, há uma melhoria significativa na qualidade e na produtividade, além de boas condições de trabalho e segurança a todos.
Devido aos inúmeros riscos de acidentes e doenças ligadas ao ramo da atividade da construção civil, propõe-se analisar os fatores de riscos de acidentes de trabalho em canteiros de obras durante a fase de estruturas
Aspectos importantes na segurança do trabalho no ramo da construção civil
Segundo o Ministério do Trabalho (1995), a legislação Previdenciária conceitua o acidente de trabalho em sua Lei nº. 8.213, de 24 de julho de 1991, alterada pelo Decreto n
611, de 21 de julho de 1992, art. 19: “Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício
do