E-folio a
As finalidades educativas, identificam as linhas de orientação da ação educativa da escola, constituindo os fundamentos das suas opções organizativas, curriculares e pedagógicas.
No final do terceiro ciclo os alunos vêem cumprido a sua escolaridade obrigatória e muitos não regressam à escola. Este facto, torna necessário que os alunos, até ao terceiro ciclo, possuam competências para poder viver em sociedade, onde possam “desenvolver atitudes de cooperação, compreensão, tolerância, respeito, colaboração, autonomia, perseverança e responsabilidade”, Meirinhos, M. (2000, p.8).
Segundo Richard I. Arends, “o principal objetivo do ensino é ajudar os alunos a tornarem-se independentes e autoregulados” Arends R. I. (2008, p.17), já que o conhecimento não é imutável, mas sim, algo que o sujeito, durante toda a sua vida, deve construir ativamente através de experiências pessoais e sociais. Deste modo enfatiza-se a ideia de que o mais importante para o aluno “é aprender como aprender”. No dizer da UNESCO, a escola deverá assentar sobre quatro pilares: “aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver juntos, e aprender a viver com os outros”, que poderão ajudar o aluno a descobrir uma visão do mundo mais contextualizada, mais ética.
Questão 2
De acordo com a classificação de Banks, classifico esta competência como de nível quatro: “Abordagem da ação social – os alunos tomam decisões sobre questões sociais importantes e tentam resolvê-las através de ações”, Arends R. I. (2008, p.65).
Os alunos que estão a finalizar o terceiro ciclo já têm competências para “examinarem os problemas relacionados com a diversidade e também para realizar projetos que potencionalmente assumam atitudes e promovam justiça social” Arends R. I. (2008, p.66). Questão 3
Os objectivos educacionais são declarações que descrevem as mudanças nos alunos que devem resultar do ensino. A taxonomia de Bloom é um dos instrumento usados para facilitar o planeamento do processo de