E Commerce
E-commerce, e-marketplace e e-business são termos utilizados para designar diversos tipos de atividades organizacionais realizadas atraves do meio virtual. O primeiro refere-se a todos os tipos de transações comerciais via internet, tendo o segundo como um de seus componentes, visto que envolve somente o comércio de bens e serviços. O conceito do terceiro termo engloba os demais, já que é uma negociação virtual que não envolve necessariamente uma transação financeira.
As expectativas para o e-commerce no Brasil de acordo com o palestrante Helisson Lemos são prósperas, uma vez que pesquisas indicam que o crescimento da área foi constante nos últimos anos, gerando uma estimativa de que 28,5 bilhões de reais serão movimentados no ano de 2013 no setor. Alguns fatores contribuintes para esse crescimento são:
- o aumento da tecnologia viabilizou o comércio por meios alternativos, como telefones celulares e tablets, facilitando as transações financeiras via internet.
- o crescimento do PIB no Brasil, a taxa de desemprego em 5%, e o aumento do crédito ao consumidor possibilitaram o poder de compra para um número maior de pessoas.
- aumento do potencial da classe C, uma vez que domina a rede de internet.
A perspectiva de futuro apresentada pelo palestrante baseia-se em dados coletados sobre a população brasileira nos últimos anos e é bastante provável que eles permaneçam favorecendo o crescimento do e-commerce. Portanto, é dificilmente discutível que esse crescimento não permanecerá constante, mas pode ser considerado específico. Considerando que o palestrante é vice-presidente do Mercado Livre, uma empresa de sucesso virtual, suas perspectivas prósperas podem ser voltadas para ela, não englobando as demais.