Ingles
Cerca de quatro crianças morrem a cada minuto nos países em desenvolvimento de doenças causadas por água contaminada e saneamento inadequado. Em média, 250 milhões de casos de gastroenterite ocorrem no mundo a cada ano, de tomar banho em água contaminada, e 50.000-100.000 pessoas morrem de hepatite infecciosa. A carga global de doenças humanas causadas pela poluição de esgotos de águas costeiras foi estimado em 4.000 mil pessoas-ano perdidos anualmente.
A deterioração do ambiente aquático é visível em todo o mundo. A descarga de águas residuais domésticas não tratadas tem sido identificada como uma das principais fontes de poluição mais dos Mares Regionais do PNUMA. Esgoto não tratado afeta mais de 70 por cento dos recifes de corais, habitats preciosos estão desaparecendo e biodiversidade está diminuindo, pesca e potencial agrícola estão sendo perdidos, enquanto má qualidade da água está a reduzir a renda do turismo e do valor dos imóveis. Tais preocupações têm ajudado a empurrar a comunidade internacional para assegurar que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2000 ea Cimeira Mundial de 2002 sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD) abordar a melhoria do acesso à água potável e ao saneamento adequado.
O alvo WSSD em água e saneamento acordado é "reduzir para metade, até 2015, a proporção de pessoas que são incapazes de alcançar ou para pagar água potável e a proporção de pessoas que não têm acesso ao saneamento básico".