E-commerce
É processo online de desenvolvimento, marketing, venda, entrega, atendimento e pagamento de produtos e serviços negociados com clientes do mercado global interconectados, como o apoio de uma rede mundial de parceiros de negócios. Assim, o e-commerce envolve a realização de um ampla variedade de processos empresariais para apoiar a compra e a venda eletrônicas de bens e serviços.
O e-commerce na visão do comprador é seguido pela descoberta do produto, avaliação,condição do mesmo logo após é feito o pedido seguido do pagamento, o produto é recebido, e caso haja por ultimo entra o suporte técnico.
Já na visão do vendedor é seguido pela pesquisa do produto, negociação das condições. Recebimento do pedido, faz o faturamento do pedido, e o controle financeiro, programa e entrega do pedido, e fica a disposição para os suportes.
Os tipos de aplicações no e-commerce empresa a consumidor (B2C) são lojas virtuais com catálogo multimídia, processamento interativos de pedidos, segurança para pagamentos e suporte online ao cliente.
E-commerce empresa a empresa (B2B) são websites seguros para catálogos de e-commerce, já o e-commerce consumidor a consumidor (C2C) são leilões online entre consumidores (eBay)
O processo básico é o controle de acesso e segurança perfil e personalização, administração do conteúdo gerenciamento de catálogos (detalhes dos produtos), pagamento (verificação do pagamento)
Administração do fluxo de trabalho (Workflow) e por ultimo a
Notificação de evento (emails).
A tendência das aplicações do e-commerce mudou a forma como as empresas fazem negócio.
Ex: B2C de simples lojas para web lojas virtuais totalmente integradas.
B2B adoções de portais de e-commerce que ofereçam catálogos de produtos.
Os fatores de sucesso no e-commerce são a Seleção e valor, Desempenho e serviço, aparência e impressão, propaganda e Incentivos, atenção pessoal, relações comunitárias, segurança e confiabilidade.
Na loja virtual acontece o