E-Commerce
CAP I
Passada a tempestade inicial vivida no mercado de internet, as grandes lições são que os negócios de internet são possíveis e que a rede é compatível com empreendimentos rentáveis. Ex. Google, Amazon, eBay. A lição a se tirar do período inicial é que a tecnologia só não basta. O pensamento estratégico deve vir antes e as antigas leis econômicas continuam valendo especialmente aquela que diz que empresas só sobrevivem ao longo do tempo se tiverem vantagens competitivas que as façam lucrativas. Para aproveitar adequadamente a internet em seus negócios, as empresas precisam entender as possibilidades que essa nova tecnologia trás e pensar estrategicamente como a internet pode se útil aos seus negócios.
A INTERNET E AS ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS
A internet é parte de um conjunto maior denominado Tecnologia da Informação (TI). O que se pode fazer com a TI e com a internet, é gerar valor a partir da mudança na forma de se lidar com a informação Segundo Porter, essa mudança produz impacto em 3 dimensões fundamentais para a empresa:
- na organização da indústria: a internet altera a maneira pela qual as empresas interagem entre si. Fornecedores, parceiros e clientes se comunicam com muito mais riqueza e velocidade, a um custo bem menor.
- na organização interna: a internet altera a maneira de as empresas coordenarem seus processos;
- no produto: em muitos casos, a internet permite que os produtos tenham cada vez mais informações embutidas.
A internet modifica a indústria
Impacto da internet no diagrama das 5 forças de Porter
- Barreira de entrada: reduz as barreiras de entrada, como a necessidade de uma força de vendas, acesso aos canais e instalações físicas: qq coisa q a internet elimina ou torna mais fácil reduz a barreiras de entrada; aplicações de internet são difíceis de se manter proprietárias; uma multidão de novos entrantes foi trazida pela internet em muitas indústrias.
Compradores: poder de barganha dos canais – elimina canais