E-commerce
A internet há muito tempo deixou de ser um objetivo de diversão ou de entretenimento e passou a ser aliada na otimização das tarefas diárias profissionais e pessoais, além disso, com o avanço tecnológico as organizações em geral tendem a acompanharem essa evolução para efeito de seu possível crescimento e sobrevivência nesse mercado tão dinâmico.
Com o aumento constante de usuários da Internet, o e-commerce veio para otimizar os processos organizacionais contribuindo para que as organizações adquiram mais clientes. Seu uso está revolucionando as empresas em termos tecnológicos e principalmente financeiros, como por exemplo, a facilidade de se realizar compras em qualquer lugar do mundo a qualquer dia e horário precisando apenas estar conectado a alguma rede, a redução de custos já que não é necessário obter uma loja física reduzindo valores como despesas com locação ou compra de imóvel, contas de consumo, impostos, dentre outros. Com isso, as empresa podem aumentar de forma significativa sua carteira de cliente já que poderá expandir seu mercado regional para o nacional e internacional, conhecerem melhor seus cliente e colaboradores, proporcionar uma melhor qualidade nas vendas, dentre outras vantagens.
Os clientes por sua vez conseguem pesquisar os menores preços, melhores condições de pagamento e tempo de entrega com total segurança já que além da praticidade, existe o conforto de realizar compras do seu lar ou escritório.
O conceito em que o e-commerce se enquadra, surgiu como diferencial estratégico de vendas para as organizações, e hoje é a ferramenta indispensável para as organizações que buscam alcançar o sucesso. Entretanto, esse sucesso se dá ao investimento em tecnologia, que proporciona a redução de até 20 % o custo de abertura de uma loja física.
O presente artigo vislumbra o desenvolvimento dessa ferramenta estratégica de vendas desde os anos 90 com surgimento de uma única linguagem de texto