e-Commerce
DCAT – Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas
Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais
Docente: Marco Antônio Souza
E-COMMERCE
Eva Falcão Soares
Janinne Mabel Oliveira Morais
Mossoró-RN
25 de Novembro de 2011
1. Introdução
O processo de inovação gerado da incorporação da informática e a seguir da Internet no dia-a-dia das empresas e das pessoas contribuiu de maneira grandiosa para o aumento das transformações no cenário de negócios (ESTENDER, 2005). O surgimento de novas estruturas de negócios e oportunidades de aplicações pode ser relacionado ao elevado crescimento da Tecnologia de Informação.
Por meio da reinvenção de processos e redução dos custos operacionais, a Tecnologia da Informação está modificando as estratégias de negócio das empresas. A facilidade no acesso de informações e na apresentação de produtos e serviços faz da Internet um rentável canal para o desenvolvimento de relações de troca. Inserido nesse contexto encontra-se o comércio eletrônico (e-commerce), conjunto de atividades comerciais que acontecem on-line.
Em decorrência do aumento do número de computadores pessoais, das facilidades oferecidas na aquisição de produtos ou serviços por meio eletrônico, e do avanço das tecnologias de segurança para compras via Internet; o comércio eletrônico, que há duas décadas alcançou o Brasil, possui grande representatividade em termos de faturamento em diversos setores da economia.
De acordo com Tezza et al () apud Cullen e Webster (2007) o e-commerce é classificado como “ a utilização de redes eletrônicas para realização de pedidos (utilizando todos os tipos de redes mediadas por computadores) e não simplesmente como um canal de pagamentos ou de entrega.
Como um meio que as organizações encontraram para otimizar a produção, distribuição e comercialização de produtos e serviços o comércio