E-commerce
Outubro / 2013
Realeza – PR
PESQUISA DE MERCADO
Outubro / 2013
Realeza - PR
Projeto de Pesquisa
1. Introdução
A busca por novas tecnologias para se manter informado tornou-se indispensável por muitos nos dias atuais. Através disso podemos perceber que o comercio eletrônico ou e-commerce, facilita as transações de bens e serviços, sem interferência de tempo ou distancia, sendo um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial através da Internet. Podendo atender a diferentes tipos de negócios, o qual se encontra em constante crescimento, devido a fácil acesso e baixo custo.
1.1) Tema e delimitação do tema
Tema: Comercio Eletrônico (e-commerce)
Delimitação do tema: Comercio em amplo crescimento e vantagens com relação ao comercio local.
1.2) Problema de pesquisa
Através de uma pesquisa faz-se a analise com relação a que tipo de comercio tem mais aceitação perante o consumidor. Perante o comercio local quais os fatores que levam a aquisição de produtos através de vias e sites eletrônicos.
Justificativa: Viável porque através dele as pessoas conhecem uma nova ferramenta de compras. É um mercado que está em amplo crescimento, em constante atualização fazendo com que confronte com os comércios convencionais da cidade e assim as receitas locais diminuam. Pois o e-commerce atende os interesses dos consumidores e envolve as empresas do setor.
Segundo informações da TIC Domicílios, em 2009 havia 73 milhões de internautas no país. A tabela 1 apresenta o percentual de compradores on-line, segmentados por variáveis demográficas: no total são 19%, que representam 14,1 milhões de compradores pela internet.
É possível observar que há um percentual maior de indivíduos que já compraram produtos e serviços pela internet nas áreas urbanas (20%), em relação às áreas rurais (9%), e na região Sudeste
(23%), em comparação à