E-commerce
Surgimento da Internet comercial: A Internet surgiu nos EUA, a partir de uma combinação de projetos do governo e acadêmicos, iniciados ainda na década de 60. A intenção era criar tecnologia capaz de permitir a intercomunicação de computadores diferentes e espalhados geograficamente, ligados a redes distintas.
Ganhando $ com a Internet: A Internet nasceu estatal e acadêmica. De início houve polêmica e resistência da comunidade acadêmica quanto ao uso comercial da Internet. Isso foi superado pela força das empresas diante do gigantesco apelo que o novo meio oferecia, capaz de alcançar milhões de pessoas. A partir de março de 1991, as regras de uso da Internet do governo americano passaram a permitir o tráfego comercial na Internet, marcando o início da Internet comercial.
Pás e Picaretas: Ao longo da corrida do ouro no Oeste norte-americano, muitos ficaram ricos e muitos não conseguiram nada. Para os que vendiam pás e picaretas, foi ótimo. Esses vendedores promoveram ao máximo a corrida e, quando surgiam aventureiros, ganhavam muito $. Com a Internet não foi diferente. A indústria de TI fez o mesmo papel dos vendedores de pás e picaretas. 3 exemplos são as trajetórias meteóricas da AOL, Microsoft e Cisco na década de 90. Coube às empresas de TI promover o uso da Internet por meio de propaganda.
Lupas e ímãs: a era da exuberância irracional: Em “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, os ciganos causavam rebuliço na população ao levar objetos desconhecidos como ímãs e lentes de aumento. A admiração foi tanta que um líder trocou as economias da família por pares de ímãs na esperança de achar ouro. Realidade x ficção: essa passagem dá idéia do que aconteceu na era da supervalorização das empresas .com, que perdurou ao longo da 2ª metade da década de 90 até abril de 2000. Bilhões de dólares de empresas tradicionais foram investidos em projetos de Internet, criados em ritmo frenético. Por trás de tudo, grandes forças como