E-commerce e netshoes: exemplo de sucesso.
O trabalho a seguir faz referencia a historia da maior loja de artigos esportivos da América Latina que conseguiu alcançar este patamar em apenas 10 anos de existência, o detalhe a ser ressaltado é que todo esse sucesso alcançado se deve essencialmente a adaptação da empresa e-commerce que hoje parece ser uma das melhores formas de alcançar o maior numero possível de clientes. Essa historia é a prova que um Sistema de Informação bem implantado e que seja capaz de suprir as necessidades de determinado negocio é uma ferramenta indispensável para atingir o sucesso.
A HISTÓRIA DA NETSHOES - VISÃO DE NEGÓCIOS SEMPRE!
Era uma loja pequena localizada na Rua Maria Antonia no bairro do Higienópolis. Na época por volta do ano 2001, a loja física era composta por artigos esportivos, calçados sociais femininos e acessórios.
Por volta de 2003/2004 abriram mais umas lojas mostruários dentro das academias Runner/Competition e Companhia Athlética, queriam ampliar as vendas através da encomenda online.
A primeira proposta para migrar para o foco apenas esportivo veio a convite da Nike da época que propôs aumentar a cartela de produtos, mas para isso a empresa precisaria ter foco esportivo. A primeira idéia foi liquidar todo estoque de calçados sociais femininos.
Tinham sapatos que custavam mais de R$ 100,00 que entraram na promoção 3 por 100,00 e posteriormente quando para finalizar geral colocamos a 3 por R$ 80,00. Em poucas semanas, já tinham o espaço necessário para trabalhar apenas no segmento esportivo.
O nome Netshoes surgiu de Shoes (sapatos) Net (Internet). O proprietário da empresa Marcio Kumruiam administrava anúncios no mercado livre, no qualivillas (hoje extinto) era um parceiro do banco real em um site pessoal da empresa. E sempre trabalhou muito. Chegava bem antes dos funcionários.
Lembro-me bem dessa época, quando as encomendas começaram aumentar. Todas as embalagens, conferências e envios eram postados pelos poucos funcionários na época.