D. dinis
Trabalho elaborado por:
João Teixeira Nº13 10ºC
Índice
Introdução…………………………………………………………………………………pag.3
Afinal quem foi D. Dinis? …………………………………………………………..…….pag.4
Como D. Dinis ajudou na Reconquista de Portugal? .......................................................................pag.5/6
Compleição Física………………………………………………………………………....pag 7
Cultura De D. Dinis………………………………………………………………………pag. 8
Conclusão………………………………………………………………………..…………..pag.9
Introdução
Neste trabalho para História A vou apresentar quem e como foi a vida de D. Dinis referindo também como contribuiu para a formação do reino de Portugal.
Afinal quem foi D. Dinis?
D. Dinis nasceu a 9 de Outubro a 1261 Lisboa, Portugal filho de D. Afonso III e D. Beatriz de Castela, veio a falecer a 7 de Janeiro de 1325 (63 anos) Santarém, Portugal. O seu reinado durou cerca de 46 anos foi de 1279 a 1325. Teve cerca de 9 filhos, são eles, D. Constança, D. Afonso IV, D. Pedro Afonso, D. Afonso Sanches, D. Maria Afonso, D. Maria Afonso, D. João Afonso, D. Fernão Sanches, D. Pedro Afonso.
Quando se fala em D. Dinis toda a gente se recorda do proverbio a ele referido :’’D.Dinis fês tudo o que quis”
Como D. Dinis ajudou a Reconquiste de Portugal?
O rei D. Dinis foi o sexto rei da Primeira Dinastia, chamada Afonsina porque começou com o D. Afonso Henriques. Este rei governou em Portugal de 1279 a 1325. Reinar 46 anos é muito tempo ! A esperança de vida nesta época era mais ou menos de 50 anos...
"D. Dinis fez tudo o que quis", é uma expressão muito verdadeira. Começou a reinar com 18 anos e era muito responsável, pois foi educado desde sempre para governar.
Uma das primeiras coisas que fez foi instaurar as chamadas Inquirições (não confundir com a Inquisição !). Esta medida não deixou o clero e a nobreza nada felizes, mas o rei não se importou.
Cada rei tinha um cognome, uma espécie de alcunha pela qual ficavam conhecidos. D. Dinis era "O Lavrador".
Era