D'Alembert
Cotia – SP
2014
INTRODUÇÃO
Por via deste trabalho falaremos sobre a vida de D’Alembert, um francês físico e matemático que foi fundamental para o desenvolvimento do cálculo. Foi fundamental também para o esclarecimento na França. Ele estudou teologia, se formou em direito, iniciou medicina, mas sempre se dedicou a matemática e a física. Fez muitos livros, e até enciclopédia.
D’ ALEMBERT
Jean Le Rond D’ Alembert nasceu no dia 17 de Novembro de 1717, e faleceu no dia 29 de Outubro de 1783.
Foi um matemático e físico francês que desenvolveu as primeiras fases do calculo, formalizou a nova ciência da mecânica, e foi o editou de ciência da Enciclopédia de Diderot. Com Diderot e Voltaire, ele foi uma das figuras principais do esclarecimento na França.
D'Alembert tornou-se conhecido pelo enunciado de um princípio básico de mecânica, conhecido como princípio de d'Alembert, bem como pelo estabelecimento das equações a derivadas parciais de segunda ordem.
Filho natural do general Destouches e de Madame de Tencin, D'Alembert foi abandonado na igreja de Saint Jean Le Rond, perto da Notre-Dame de Paris.
Confiado à mulher de um vidraceiro, a quem devotou durante toda a vida profundo reconhecimento, iniciou seus estudos no Collègedes QuatreNations, sob a direção dos jeansenistas. Aos 18 anos, substituiu o sobrenome de Daremberg, até então adotado por D'Alembert.
Estudou teologia, e formou-se em Direito (1735-1738), mas só depois descobriu a sua vocação para a Matemática e Física. Tendo se tornado famoso, d’Alembert sempre teve orgulho de declarar que o vidraceiro e sua mulher eram seus pais e cuidou para que nada lhes faltasse (eles preferiram continuar vivendo em sua modesta casa). Mais tarde, a celebridade conseguida graças ao seu trabalho sobre o Cálculo Integral permitiu-o de entrar no colégio das ciências em 1741 com 24 anos de idade. Dois anos mais tarde, ele publica O Tratado da Dinâmica. Onze anos depois, foi