Jean Le Rond d'Alembert
Jean Le Rond d'Alembert
Novembro de 1717, Paris (França)
29 de outubro de 1783, Paris (França)
Jean Le Rond d'Alembert tornou-se famoso pelo enunciado de um princípio básico de mecânica, conhecido como princípio de d'Alembert, bem como pelo estabelecimento das equações a derivadas parciais de segunda ordem.
Filho natural do general Destouches e de Madame de Tencin, d'Alembert foi abandonado na igreja de Saint-Jean-Le-Rond, perto da Notre-Dame de Paris.
Confiado à mulher de um vidraceiro, a quem devotou durante toda a vida profundo reconhecimento, iniciou seus estudos no Collège des Quatre Nations, sob a direção dos jansenistas. Aos 18 anos, substituiu o sobrenome de Daremberg, até então adotado, por d'Alembert.
Formou-se em direito em 1738 e no mesmo ano iniciou seus estudos de medicina. Renunciou logo depois ao direito e à medicina, voltando sua atenção à matemática. Teorema de d'Alembert
Aos 22 anos publicou Memória sobre o cálculo integral, obra que lhe valeu o ingresso à Academia de Ciências de Paris. Dois anos depois, na sua Memória sobre a refração dos corpos sólidos, apresentou pela primeira vez uma bela exposição teórica, na qual explicou a razão por que um corpo passa de um fluido para outro mais denso, seguindo uma direção oblíqua em relação à superfície que separa os dois fluidos.
As considerações de d'Alembert sobre a aplicação dos novos métodos introduzidos por Leibniz e Newton à integração das equações diferenciais lineares e ao estudo e desenvolvimento das derivadas parciais são de uma clareza e de um rigor científico notáveis para a época.
Deve-se também a d'Alembert o enunciado do teorema fundamental da álgebra, conhecido como teorema de d'Alembert, apresentado em 1740 à Academia de Berlim: "Toda e qualquer equação algébrica que representa uma função racional inteira, admite sempre uma raiz". Princípio de d'Alembert
Em 1743, d'Alembert publicou o Tratado de dinâmica, no qual expõe