Criação por meio de ferramentas como Eva e BSC
A Comissão Técnica convidou alguns membros como Ricardo Eguchi CFO e sócio da MZ Consult e Peter Jancso para ser debatido a experiência na criação de valor por meio de ferramentas como o EVA.
A ideia principal do palestrante Ricardo Eguchi era em apresentar duas experiências, a da MZ como sendo a empresa a receber os investimentos e Peter Jancso, gestor de capital investido nela. Se explicou aos presentes como é realizada a coordenação de EVA e BSC.
Peter Jancso tratou como sendo complexo e polêmico o assunto, achando mais interessante por sua vez colocar o tema segundo as expectativas dos presentes na palestra. Peter ressaltou que adefinição de criação de valor é bastante clara para o Jardim Botânico, e que é necessário ter ferramentas para anexar o conceito para a empresa, fazendo com que os processos e os gestores estejam alinhados.
Comenta-se também a grande dificuldade que tem para mudar drasticamente a equipe de gestão para conseguir a criação de valor; para ele a grande aposta é a equipe. É necessário que os empreendedores entendam e consigam formular estratégias adequadas, pois há uma distancia quando se pensa em criação de valor, para isto são utilizados o EVA e o BSC para alinhar interesses de investidores e executivos.
Roteiro de desenvolvimento
Peter comentou que o caminho da gestão de estratégia percorre a definição de metas, formando os objetivos e aspirações para logo após definir para qual mercado a empresa atuará e qual a capacidade que deve ter. Em sumo, o processo em que se estabelece a estratégia passa três partes, sendo a primeira em definição das metas (negócios e criação de valor). Foi explicado a ferramenta de gestão EVA, não sendo usada apenas como métrica, mas também como sistema de gestão. Esta mesma métrica não necessita estar ligada ao lucro econômico, mas precisa estar ligada a um contexto de longo prazo.
O mesmo defini que o EVA é um cálculo econômico, ou seja, uma