Comercial e Consultor
Comercial e Consultor
Hoje em dia a maioria das empresas não passa sem serviços de consultoria especializados que tragam um valor acrescentado às organizações. Os consultores tanto podem fornecer um simples aconselhamento como apresentar um conjunto de soluções a nível estratégico com vista à resolução de problemas específicos.
O que se passa hoje em dia é que os comerciais, para fidelizarem os clientes, têm que ter alma de consultores.
Para a criação, manutenção e gestão de contactos com os clientes é necessário seguir uma estratégia. Cada empresa de consultoria tem a sua, consoante a área onde presta serviços. O desafio é responder às exigências das empresas, que exigem um conhecimento profundo do negócio.
Qualquer empresa pode recrutar um consultor, independentemente da sua dimensão. Mas afinal o que é que faz um consultor?
A palavra consultar tem raízes na palavra Latina consultare, que significa pensar com.
Os consultores ajudam os clientes a pensar na melhor maneira de resolver problemas específicos, juntos determinam qual é melhor solução.
O consultor vende os seus conhecimentos e experiência, mas para tal têm de conhecer bem o mercado e a concorrência. Pode ainda desempenhar funções de carácter comercial junto do cliente.
Qual a melhor estratégia?
Quando solicitado o consultor tem de apresentar um conjunto de soluções, mas para chegar a este nível, o profissional primeiro tem de perceber como é que a empresa funciona. Tem de efectuar um estudo sobre a organização da empresa, as suas orientações, estratégicas, objectivos, etc. É esse levantamento pormenorizado da situação, que lhe vai permitir fazer um levantamento das suas necessidades.
Nesse campo a ajuda do cliente é preciosa. É com ele que vai delimitar a área de intervenção e descobrir qual é a performance desejada. Para isso tem ganhar a confiança do cliente. É ele que o vai conduzir à solução. onal; Como descobrir as causas?
O cliente