Normas de Radiação no conceito de edifícios verdes
SEMANAS DAS ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS
VITORIA DA CONQUISTA-BA
NOVEMBRO DE 2013
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
RELATÓRIO REFERENTE A VI SET
Relatório desenvolvido como requisito avaliativo da VI Set da disciplina Circuitos
Digitais do curso do Engenharia computação da Faculdade Independente do
Nordeste.
Orientado e solicitado pelo Professor
Marcos Prado
Elaborado pelos discentes:
Jackson Lucas Santos, Maycon Alves De
Matos.
VITORIA DA CONQUISTA-BA
NOVEMBRO DE 2013
Palestra: Normas de Radiação no conceito de edifícios verdes
Prof. Roberto da costa silva
Na palestra falou sobre a construção sustentável em nosso país e os edifícios verdes que estão conquistando cada vez mais o espaço dos Brasileiros. Os empreendimentos que mais estão investindo nesses padrões são os prédios comerciais.
Para um empreendimento ser considerado verde, ele precisa adotar conceitos de sustentabilidade como reaproveitamento de energia e água. Não se trata apenas de inserir coleta seletiva ou oferecer um jardim. São necessárias estratégias e soluções de engenharia e arquitetura bem planejadas e definidas que reduzam os impactos ambientais gerados pelo edifício durante sua construção e durante todo o período em que estiver ocupado. Além de reduzir os custos de operação e manutenção, ter uma sede verde implica em outros benefícios como valorização da imagem corporativa e melhora da produtividade no ambiente de trabalho.
O Professor defende a ideia sobre cidades verdes em que todos buscam atender as adequações e sempre deixando de lado o fator da radiação, que deveria ser considerada com mais importância levando em consideração os danos que podem ser causados por ela.
As cargas de energia e carga térmica na envoltória são essenciais orientar o edifício para aproveitar as brisas e evitar a radiação solar excessiva. A luz natural deve ser explorada através do dimensionamento correto de aberturas e, assim, reduzir o