CDC – Crédito Direto ao Consumidor
O CDC é um recurso interessante para quem tem um rendimento estável. Sendo um empréstimo pré-aprovado, vem sendo muito procurado, porque pode ser acessado pelos correntistas de um banco sem burocracia. O dinheiro é liberado na hora, sem necessidade de se apresentar comprovação de gastos ou justificativas.
Atualmente o CDC é utilizado para a compra de automóveis, pela facilidade de contratação e pelas taxas menores de juros cobradas. Há uma tabela para o pagamento com parcelas fixas e juros pré-fixados. O valor a ser contratado e o valor das parcelas pode ser simulado através da Internet. Após escolher o plano adequado, basta confirmar a opção do crédito e validar a operação em um caixa eletrônico.
O CDC – Credito Direto ao Consumidor – é indicado para pessoas físicas e oferecido aos clientes correntistas de um banco como parte de um pacote de serviços, com limites já pré-aprovados em função do rendimento mensal comprovado no cadastro do cliente.
Os valores autorizados costumam ser inferiores a outros tipos de empréstimo, geralmente em torno de R$ 15.000, com prazo para pagamento de até 36 meses. As taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira. Na Caixa esse valor varia de 3,4% a 4,3% ao mês, para um prazo máximo de pagamento de 24 meses. No Banco do Brasil as taxas variam entre 4,9% a 5,35 ao mês. O que não deixa de ser vantajoso se comparadas às do cheque especial, de 8,3% ao mês e às dos cartões de crédito, de 11% a 12% ao mês. Em outros bancos o prazo de pagamento pode ser de até 36 meses.
O CDC elimina, além da burocracia, as entrevistas com o gerente. Isso faz com que seja conseguido com muita rapidez e o torna bastante atrativo. Em muitos casos ele é utilizado para a compra de utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos, computadores, etc., por oferecer taxas de juros menores. O CDC pode ter suas últimas parcelas