NR-1
Em atendimento ao item 1.7-b da NR-1 “Disposições Gerais”, da Portaria de nº 06 de 09/03/1983.
Atividade:
SOLDA E/OU METALIZAÇÃO
Descrição
Executar serviços de soldas para união de peças metálicas, soldas para reparos em geral e soldas de enchimento de superfícies em chaparias e peças, dutos, tubulações e equipamentos.
Imagem Ilustrativa
Preparação da área providências
1 - Antes de iniciar operações de soldagem , metalização e corte a quente, verifique as condições do equipamento, Caso esteja em más condições, não utilize e avise imediatamente.
2 - Retire todo material inflamável das proximidades.
3 - Verifique se há vazamento nas conexões e mangueiras e se está dotado de válvulas anti-chamas, caso contrario, não use o equipamento e avise imediatamente.
4 - Utilize os equipamentos de proteção individual necessário a operação.
5 - Não use lentes de contato nas operações de soldagem, metalização e corte a quente.
6 – Nunca utilize fósforos, isqueiros, gás ou partes quentes para acender maçaricos. Utilize o acendedor específico.
7 – Evite materiais inflamáveis nos bolsos (fósforos, isqueiros, papel celofane entre outros). Sua roupa não deve estar impregnada de líquidos inflamáveis, graxa entre outros. 8 – Nunca permita que óleo ou graxa entrem em contato com a mangueira de oxigênio, devido ao risco de incêndio e explosões. 9 – Conheça os gases que utiliza e tome as precauções necessárias a cada um deles.
10 – Cuidados especiais devem ser tomados quando a realização de soldagem, metalização e corte a quente.
11 - Mantenha limpo, organizado e desimpedido o espaço necessário de trabalho ao redor da máquina e equipamento.
12 – Verifique as instalações elétricas das máquinas antes de iniciar os serviços.
13 – Verifique se as partes a serem soldadas estão livres de tintas, graxas e óleos, ou os mesmos poderão causar incêndio.
RISCOS
AGENTES
FONTES DE RISCOS
Físicos
1 - Calor
2 – Ruído
3 –