¨Cabeamento Cat 5 e ¨6
É um sistema de cabeamento cuja infraestrutura é flexível e suporta a utilização de diversos tipos de aplicações tais como: dados, voz, imagem e controles prediais, ou ainda mais formalmente, um sistema de cabeamento estruturado é um conjunto de produtos de conectividade usados de acordo com normas específicas e internacionais com características próprias, que destacamos:
Arquitetura aberta
Disposição física e meio de transmissão padronizados
Conformidade a padrões internacionais
Suporte a diversos padrões de aplicações, dados, voz, imagem, etc.
Suporte a diversos padrões de transmissão, cabo metálico, fibra óptica, radio, etc.
Assegurar expansão, sem prejuízo da instalação existente.
Permitir migração para tecnologias emergentes.
O conceito de Rede Estruturada se baseia na disposição de uma rede de cabos, integrando os serviços de voz e dados, imagem e sinais de controle, que facilmente pode ser redirecionada no sentido de prover um caminho de transmissão entre quaisquer pontos desta rede. Numa rede projetada seguindo este conceito as necessidades de todos os usuários podem ser obtidas com facilidade e flexibilidade.
Categorias
Os cabos UTP foram padronizados pelas normas da EIA/TIA-568-B e são divididos em 10 categorias, levando em conta o nível de segurança e a bitola do fio, onde os números maiores indicam fios com diâmetros menores, veja abaixo um resumo simplificado dos cabos UTP.
Categoria do cabo 1 (CAT1): Consiste em um cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG. São utilizados por equipamentos de telecomunicação e rádio. Foi usado nas primeiras redes Token-ringmas não é aconselhável para uma rede par trançado. (CAT1 não é mais recomendado pela TIA/EIA).
Categoria do cabo 2 (CAT2): É formado por pares de fios blindados (para voz) e pares de fios não blindados (para dados). Também foi projetado para antigas redes token-ring e ARCnet chegando a velocidade de, mais