Resumo do Livro - Conversas para estudantes
Através deste trabalho, o leitor terá acesso aos relatos de Eduardo Souto de Moura nas páginas 57 a 66 do Livro “Conversas com Estudantes”, Ed. Anna Nufrio, 2008, o qual representa um recolhimento de perguntas e respostas entre estudantes de Arquitetura do Politécnico de Milão com o autor em uma Conferência realizada. Ele aborda os principais temas importantes sobre a profissão atual e a forma de encaixe de informações como a maneira de interpretar um espaço e projetar da melhor forma nele. É um livro muito interessante e nos apresenta pontos relevantes para o desenvolvimento de um projeto, e também faz a comparação entre o profissional e o estudante, estimulando a persistência e a auto avaliação dos leitores.
EDUARDO SOUTO DE MOURA: A ARQUITETURA NA SIMPLICIDADE
Eduardo Souto de Moura nasceu em Porto (Portugal) em 25/07/1952. Licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Em 1980 Inicia a atividade como profissional liberal. Foi Professor da Faculdade de Arquitetura de Paris-Belleville e nas escolas de Arquitetura de Harvard e Dublin.
Fez muitos Projetos de arquitetura, inclusive em Portugal, como:
• Departamento de Geociências da Universidade de Aveio – Portugal;
• Pavilhão de Portugal para a Expo Lisboa – Portugal;
• Serpentine Gallery Pavilion – Londres;
• Casa de Cascais – Portugal;
• Estádio Municipal de Braga – Portugal (Seu melhor e mais conhecido projeto);
• Casa do Cinema I e II – Porto, Portugal;
• Museu Casa de Histórias – Cascais, Portugal;
• Residência Unifamiliar – Ponte Lima, Portugal.
Trabalhou com o arquiteto Álvaro Silva, e tem um atelier em um Edifício do próprio, em Porto, Portugal, chamado Edifício dos Escritórios. Eduardo Souto ganhou diversos prêmios de Arquitetura, dentre eles o principal foi o Prêmio Pritzker, 2011.
O livro “Conversas com Estudantes” tem uma estrutura a qual apresenta diversas perguntas dos Estudantes de Arquitetura do Politécnico de Milão, ao Arquiteto Eduardo