teflon
Trabalho de Introdução
Teflon
Porto Alegre
Abril - 2014
O material comercialmente conhecido por Teflon corresponde ao polímero conhecido por politetrafluoretileno (PTFE), o qual se enquadra no grupo dos fluorpolímeros.
O PTFE possui propriedades únicas, o que torna valioso em múltiplas aplicações: tem um ponto de fusão alto; é estável a temperaturas muito baixas; é apenas solúvel em fluor (gás) ou alguns metais derretidos; é extremamente resistente à corrosão; é bastante liso e escorregadio;
Devido a estas propriedades, o Teflon é excelente para revestir componentes mecânicos sujeitos a calor, fricção e desgaste, assim como equipamentos de laboratório resistentes a químicos corrosivos. O PTFE é também utilizado para impermeabilizar produtos têxteis como tecidos, carpetes, papéis de parede, etc. Contudo, talvez a aplicação mais popular deste polímero seja o revestimento de utensílios de cozinha.
O Teflon é uma descoberta acidental americana ocorrida em 1938 nos laboratórios da Du Pont, resultante de uma tentativa de produzir o refrigerante tetrafluordicloroetano a partir de ácido hidroclórico e do gás tetrafluoretileno (TFE).
Processo de Produção
Existem tipicamente duas formas de produzir PTFE: polimerização por suspensão e polimerização por dispersão. Ambas partilham a primeira etapa, que consiste na síntese do gás TFE. 1. A síntese do gás TFE tem como reagente o fluorita, ácido fluorídrico, e o clorofórmio, e ocorre a temperaturas elevada (590 a 900ºC). O gás é purificado por destilação.
Polimerização por Suspensão
2. A reação de polimerização ocorre em meio aquoso contendo o iniciador da reação, e começa com a alimentação de TFE no estado líquido ao reator. À medida que a polimerização ocorre, grãos sólidos começam a flutuar na água, o que motiva a agitação mecânica intensa do reator. Controles automáticos interrompem a reação assim que um peso