C ++ - o que é
C + +
Abril/2013
Sumaré/SP
C++ é uma linguagem de programação, multi-paradigma (o que fornece e determina a visão que o programador possui sobre a estruturação e execução do programa.) e de uso geral. A linguagem é considerada de médio nível, pois combina características de linguagens de alto e baixo nível.
A linguagem C++ é uma das milhares de linguagens de programação atualmente em uso. Existe desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também na academia por seu grande desempenho e base de utilizadores. É a linguagem de programação que é base para outras linguagens, como Java, C#, Ada 95, D, etc, pois a sintaxe é muito parecida.
A razão de a linguagem C se chamar C é porque ela foi sucessora de uma linguagem que se chamava B, que foi desenvolvida por Ken Thompson em 1970 e que rodava em computadores muito menos potentes do que um computador normal.
Bjarne Stroustrup desenvolveu o C++ (originalmente com o nome C com classes) em 1983 no Bell Labs como um adicional à linguagem C, inspirado em parte por outras linguagens, como Ada 83, ALGOL 68, C, CLU, Simula67 e Smalltalk, até hoje considerada uma das mais puras linguagens OO (Orientada a Objeto).
Um programa nada mais é do que um conjunto de comandos executados em sequência. Uma instrução controla a sequência de execução, pondera uma expressão ou não faz nada (a instrução null).
Todas as instruções em C++ terminam com um ponto-e-vírgula.
Uma instrução bem simples e corriqueira é a atribuição:
Ex:
x = a + b; (x recebe a+b).
Reparem que o sinal de = é uma atribuição, que recebe o valor do resultado da adição a + b. O operador de atribuição atribui qualquer coisa que esteja à direita de qualquer coisa que esteja à esquerda.
Tipos de dados:
Int: 5, 8, -10, 548, -989 ( Números positivos e negativos sem partes decimal).
Float: 4,4, -7,6, 10,50, -9,5 ( Números positivos e negativos com partes