C
Rodolfo Riyoei Goya
A versão mais recente deste documento pode ser achada em http://rgoya.sites.uol.com.br Introdução à linguagem C
Rodolfo Riyoei Goya
Rodolfo Riyoei Goya
1. Introdução à programação em linguagem C
1.1. Características da linguagem C
A linguagem C foi criada em 1972 por Dennis Ritchie nos laboratórios da Bell.
Desde então e em muito pouco tempo, tornou-se uma das linguagens mais populares do mundo entre programadores profissionais.
A razão dessa popularidade é que a linguagem C foi concebida por programadores para ser uma ferramenta útil para programadores e proporcionar as conveniências de uma linguagem de alto nível, mas, ao mesmo tempo, um controle muito próximo ao hardware e periféricos.
A linguagem C foi concebida para ser a ferramenta de desenvolvimento do sistema operacional UNIX (e seus descendentes como o famoso LINUX), este mesmo concebido para ser um sistema facilmente transportável para qualquer plataforma de hardware. Deste modo, em todas as plataformas onde o UNIX possa ser encontrado se encontra uma versão do compilador C.
Esta característica de portabilidade é peculiar da linguagem C. A linguagem é especificada de tal modo que requer um mínimo de ajustes para ser executada em qualquer máquina programável. Seja ela microcontrolador, telefone celular, computador pessoal, mainframe ou supercomputador.
As implementações atualmente existentes de compiladores de linguagem C produzem código de tal eficiência em espaço e velocidade que chegam a rivalizar programas codificados diretamente em linguagem assembly (linguagem de máquina nativa do computador), mas são bem mais fáceis de programar.
Todas estas razões tornam a linguagem C tão popular que a maioria dos programas comerciais atualmente desenvolvidos (incluindo sistemas operacionais, compiladores e interpretadores para outras linguagens) é implementada em linguagem
C. Assim, sua popularidade tornou-a a linguagem comum para divulgação e comunicações em