C.F.P resolução
Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação e mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo.
Os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever ou mensurar características e processos psicológicos compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos.
Os requisitos mínimos que os instrumentos deverá ter para serem reconhecidos como testes psicológicos, que utilizam questões de múltipla escolha e outros similares, tais como "acerto e erro", "inventários'' e escalas''.
Apresentação da fundamentação teórica do instrumento. Apresentação de evidências empíricas de validade e precisão das interpretações propostas para os escores do teste justificando os procedimentos específicos adotados na investigação.
Os testes recebidos terão tramitação interna, de acordo com as seguintes etapas:
I. Recepção
II. Análise
III. Avaliação
IV. Comunicação da avaliação aos requerentes, com prazo para recurso;
V. Análise de recurso;
VI. Avaliação final
1° A recepção consiste no protocolo de recebimento, inclusão no bando de dados e encaminhamento para análise. 2º A análise é feita com a verificação técnica do cumprimento dessa resolução, realizada inicialmente pelos pareceristas e posteriormente, pela comissão consultiva em avaliação psicológica, resultando em um parecer a ser enviado para decisão da plenária do CFP (conselho federal de psicologia).
3° A avaliação poderá ser favorável ou desfavorável, favorável quando por decisão do plenário do CFP o teste é considerado em condições de uso. E desfavorável quando o plenário indica que