C Meras T Rmicas
USO DE CÂMERAS TÉRMICAS NA INVESTIGAÇÃO DE CRIMES AMBIENTAIS
BELO HORIZONTE/ 2013
INTRODUÇÃO São considerados crimes ambientais as agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, recursos naturais) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente.
O desmatamento é um tipo de crime ambiental e um problema global, e tem sido objeto de muito estudo, debate e preocupação internacional, impulsionado pelo explosivo aumento da população humana das últimas décadas, gerando crescente demanda de recursos naturais.
No Brasil, predominam o desmatamento para conversão do terreno à agropecuária, especialmente a plantação de soja e criação de gado, a procura de madeira para construção, marcenaria ou para uso combustível, a derrubada para apropriação ilegal de terras (grilagem), o crescimento das zonas urbanizadas, e a criação de infraestruturas como pontes e estradas.
Com uma rica biodiversidade, as florestas do Brasil são vitais para o bem-estar da população, possuindo produtos, materiais e substâncias que lhes servem de alimento e fonte de energia, sendo usados para fabricação de tecidos, objetos utilitários, habitações, remédios e outros bens de consumo, além de oferecer outros inestimáveis serviços ambientais, como a purificação do ar, regulando o clima, e criando solos férteis, por exemplo.
Apesar de a importância imensa das florestas ser auto evidente, este fato não é percebido em todas as suas implicações, nem a população está suficientemente avisada de como seu modo de vida conduz ao desmatamento e do que cada pessoa pode fazer individualmente para evitá-lo, ou não sente o problema como grande ou próximo a si o bastante para justificar sua atenção e esforço.
Na tentativa de combater este tipo de crime ambiental na Floresta Amazônica, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente