C Lulas
A célula e a unidade biológica e funcional dos organismos vivos. Constitucionalmente, a célula apresenta um considerável poliformismo acompanhado por diferenças no tamanho, número e funções.
As células realizam milhares de reações bioquímicas cada minuto e criam novas células que perpetuam a vida dos seres. (Lopes, S.2002).
Todos os organismos vivos são compostos de células. Alguns organismos microscópicos, incluindo bactérias e protozoários são unicelulares, que são formados por uma única célula. Plantas, animais e fungos são organismos multicelulares, ou seja, são compostos de várias células que atuam em conjunto.
Núcleo: de forma geralmente esférica, em algumas células ocupa uma posição bastante fixa, perto do centro e em outras se desloca em contrando-se em qualquer ponto da célula. É um centro de controle importante; contém os fatores hereditários (genes) que fixam os traços característicos do organismo; e, direta ou indiretamente, controlam muitos aspectos da atividade celular. As células realizam milhares de reações bioquímicas cada minuto e criam novas células que perpetuam a vida dos seres.
Todos os organismos vivos são compostos de células. Alguns organismos microscópicos, incluindo bactérias e protozoários são unicelulares, que são formados por uma única célula. Plantas, animais e fungos são organismos multicelulares, ou seja, são compostos de várias células que atuam em conjunto. (Lopes, S.2002).
Dependendo do tipo de estrutura celular que apresenta, os seres vivos podem ser divididos em procariontes e eucariontes. Os procariontes são unicelulares e têm a estrutura celular mais simples, sem núcleo individualizado. Já a estrutura celular dos eucariontes é mais complexa. A célula eucariótica apresenta núcleo, onde seu material genético está separado do citoplasma por uma membrana nuclear e também tem outras estruturas que não aparecem nos procariontes.
Organelas e Funções
Todas as células apresentam organelas. As organelas são