C lulas Tronco Embrion rias
1º) Como podem ser classificadas as células-tronco embrionárias? Exemplifique.
R: As células-tronco podem ser classificadas em Totipotentes, capazes de se diferenciar em qualquer tipo célula, as pluripotentes e as multipotentes que possuem a capacidade de se diferenciar em quase todos os tipos celulares, as oligopotentes são capazes de se diferenciar em pouco tecidos e as onipotentes que diferenciam apenas em um único tecido. 2º) Quais os grupos de células apresentados pelo embrião no inicio de sua formação?
R: No inicio da formação, o embrião apresenta dois grupos de células o trofoblasto, camada celular mais externo que irá dar origem a placenta e outros tecidos responsáveis em nutrir o embrião. A massa celular interna é composta por menos de 100 células e originará o embrião. As células-tronco embrionárias são as células que compõem a massa celular interna.
3º) Segundo o Artigo Células-Tronco Embrionárias (Porto 2012), quando inicia a vida?
R: Barroso (2007) afirma que não há comunidade cientifica um consenso em relação ao inicio da vida. Sabendo disso, muitos tutoriais tentam definir, levando em consideração características presentes no feto que podem ser consideradas como marco para inicio da vida. SRKaz (2008) e Tavares apontam várias teorias a respeito do inicio da vida, dentre ela se destaca a teoria genética que afirma que a vida se inicia no momento que o espermatozoide fecunda o ovulo. A teoria neurológica afirma que a vida começo com a atividade cerebral.
4º) No Brasil , pode-se fazer uso de células-tronco embrionárias? Em que situação?
R: É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização. As pesquisas com células-tronco no Brasil foram regulamentada pela Lei n°11.105; de 24 de março de 2005 e em um de seus parâmetros define que os estudos deveriam ser realizados com embriões inviáveis e posteriormente o Decreto n°5.591,