Ap s concluirmos
Outro fator que consideramos importante é que para o desenvolvimento de uma proposta metodológica que trate não apenas da capoeira, mas de qualquer conhecimento com matriz africana, é necessário ir a fundo na história da África e dos povos africanos no Brasil. Neste sentido, não podemos nos deixar levar pela história que nos conta que os negros nasceram escravos. É preciso conhecer outra visão histórica e construirmos com os sujeitos outras possibilidades de interpretação de um fato histórico.
No entanto, entendemos que é possível desenvolver e construir uma proposta pedagógica para a capoeira nas aulas de Educação Física na escola dentro de uma perspectiva crítica que possibilite à criança compreender aquilo que está fazendo. Entretanto, temos que ter em mente ao pensarmos em tal desafio:
O tempo pedagógico do qual dispomos;
A necessidade de envolvimento de todos os sujeitos da comunidade escolar;
A necessidade de instrumentalização teórica;
A capacidade de compreensão dos sujeitos sobre os conceitos a serem tratados.
Considerados estes fatores gostaríamos de ressaltar a importância em se tratar de conhecimentos sistematizados sobre as práticas corporais, possibilitando sua apropriação para uma possível construção de um novo conhecimento. Desta maneira, esperamos ter contribuído com a continuidade do