Plano de Contas
Introdução
O estudo do tema Plano de Contas, é de fundamental importância para a formação acadêmica do bacharel em Ciências Contábeis, porque do ponto de vista da realização da atividade contábil, é esse conhecimento que fundamenta e orienta o registro dos fatos contábeis de uma azienda.
Nesse sentido, justifica-se esse estudo porque permite a análise das diferentes percepções dos estudiosos do assunto, assim como possibilita ao aluno pesquisador uma oportunidade para análise, diante da variedade de conceitos sobre o tema, o que, certamente favorece a construção de uma síntese mais fundamentada sobre esse conteúdo. Ressaltamos ainda, além da fundamentação teórica a importância da fundamentação legal, cujo valor está relacionado com o exercício das atividades contábeis com segurança, consciência, lucidez e responsabilidade, o que contribui para que sejamos nesta área, profissionais éticos, competentes e sujeitos de direitos e deveres.
O presente estudo tem como objetivos: a) identificar as semelhanças e diferenças entre os vários conceitos de Plano de Contas; b) identificar os objetivos do Plano de Contas; c) identificar os elementos que compõem o Plano de Contas, c) classificar as contas de acordo com a Lei Nº 6404/76; d) especificar os elementos que compõem cada tipo de Conta.
Utilizamos como metodologia de trabalho a técnica da pesquisa bibliográfica o que possibilitou o confronto com as idéias dos autores consultados. Esse contato com os estudos desses especialistas despertou-nos o interesse pelo assunto diante da sua importância no contexto contábil. As idéias constantes nesse trabalho se, fundamentam nos estudos de: FRANCO (1996), FIPECAFI (1994), IUDÍCIBUS (1998), MARION (1998), NEVES e VICECONTI (2004), NUNES (2005), PADOVEZE (1996), RIBEIRO (1993) e a Lei N° 6.404/76 que dispõe sobre as Sociedades por Ações.
O presente trabalho compõe-se de cinco partes que tratam respectivamente de: 1. Plano de Contas - conceito, objetivos, composição do