C Lulas Fotovoltaicas
Introdução:
O Sol é uma fonte de energia que cada vez mais se mostra importante para nós. A preocupação com a demanda de energia está maior a cada ano. A energia que o Sol produz é muito maior do que consumimos e produzimos. Essa energia provida tem muitas utilidades, como por exemplo, esquentar água, transformar em energia elétrica, entre outros. Essa transformação se da pelas Células Fotovoltaicas.
Células fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotovoltaica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou com um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.
As células fotovoltaicas são chamadas também de “células solares”, por aproveitarem principalmente a luz solar para gerar energia elétrica. Por não gerar nenhum tipo de resíduo, a célula fotovoltaica solar é considerada uma forma de produção de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa no mundo.
Objetivos:
Demonstrar como funciona um sistema de placas solares utilizando uma miniatura de barco.
Fundamentação Teórica
Em 1839, Edmond Becquerel observou que placas metálicas de platina ou prata, quando mergulhadas em um eletrólito e expostas à luz produziam uma pequena diferença de potencial, este fenômeno foi denominado de efeito fotovoltaico. Em 1884, Charles Fritts produziu a primeira célula fotovoltaica usando selênio, a característica de fotocondutividade deste material foi descoberta por Smith em 1873.
O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica.
Metodologia
Para o trabalho teórico, pesquisamos alguns sites que falassem sobre as células fotovoltaicas em geral. Para o trabalho prático, montamos uma miniatura de barco movido à energia solar para usar como um exemplo de um sistema