C Lculos De Isot Nia
Isotonizar significa adicionar uma substância capaz de igualar a pressão osmótica de uma solução à pressão osmótica dos líquidos corpóreos.
É importante isotonizar soluções que entram em contato com mucosas ou que serão administradas pela via parenteral, caso contrário essas soluções podem causar irritação, ardência, dor e até morte celular por mecanismos de Hemólise (soluções hipotônicas em relação ás hemácias) ou Plasmólise (soluções hipertônicas em relação ás hemácias).
Existem dois métodos para calcular a quantidade de isotonizante necessária.
Método de equivalente de Cloreto de Sódio A solução de Cloreto de Sódio a 0,9% é considerada osmótica em relação ao sangue e a lágrima.
Para preparar uma solução isotônica por esse método calcula-se o equivalente osmótico de cada componente da formulação pela multiplicação do número de gramas de cada componente por seu equivalente de NaCl (dado em tabela).
Um equivalente é definido como a quantidade de cloreto de sódio que é osmoticamente equivalente a 1g do medicamento.
Exemplo: 0,23g de NaCl é osmoticamente equivalente a 1g de Efedrina.
Método de abaixamento Crioscópico Δ 1%
Este método é baseado na Lei de Raoult que diz que o abaixamento Crioscópico (diminuição da temperatura de congelamento) é proporcional ao nº de moléculas dissolvidas, de qualquer natureza.
Como soluções de diferentes sais, em concentração equimoleculares (1%) apresenta a mesma tonicidade com as células, podemos usar o Δ 1% para determinar quanto devemos adicionar de isotonizante.
Deve-se considerar que os líquidos corpóreos (sangue, lágrima e muco nasal), apresentam um abaixamento Crioscópico de 0,520ºC (em solução a 1%).
Os dados de Δ1% são padronizados e estão disponíveis no Merck Index.
Exercícios de Equivalente de NaCl
1- Qual a quantidade necessária de NaCl para isotonizar a seguinte formulação?
Dado:
Eq NaCl do Sulfato de Efedrina = 0,23
Sulfato de Efedrina 1%
NaCl q.s.
Água estéril (WFI) qsp 20 mL