C digo de Guerra
Disciplina: Sistema de Informações Professor: Girão
Aluno: Carlos Rogerio Martins Salles
_______________________________________________________________
Resenha do filme Código de Guerra
Códigos são dados brutos. Quando estes são decodificados e aglutinados, transformam-se em informações pertinentes, levando o conhecimento a quem possa utiliza-lo; e a melhor forma de utilizar este conhecimento é denominada sabedoria.
O Exército dos Estados Unidos da América (EUA) usou sabiamente o dialeto dos índios Navajos como código de guerra, que foi imprescindível para a vitória da guerra de Saipan. Não basta ter o código e saber decodifica-lo... É preciso “proteger o código, custe o que custar” para que não caia nas mãos do inimigo. Esta era a missão do fuzileiro John Enders.
Na vida profissional existem códigos que são estrategicamente imprescindíveis para que a empresa avance em segurança. E é nosso dever proteger este código, pois nossos adversários querem descobrir para nos vencer.
Nós, Gestores de segurança privada, somos como o fuzileiro John Enders que protegeu o código com sua própria vida. Mas o que está intrínseco em “proteger o código custe o que custar”? É procurar ser o melhor no que faz, tomando decisões sabiamente tanto para o ataque quanto para a defesa, sabendo conduzir sua equipe ao ponto certo e levantando o moral dela se preciso, para que não desistam. O fuzileiro John Enders não foi escolhido aleatoriamente, mas sim porque era o melhor e adequado pra missão. Somos passíveis de errar, e situações em que erramos no passado vão bater novamente a nossa porta para que tomemos a melhor decisão, agora com sabedoria. Somos adequados como gestores de segurança? Então protejamos o código custe o que custar.