B.I. sistemas de informação
2. O processo de ETL é o processo de extração, transformação e carga dos dados. O processo busca os dados nos bancos de dados alimentados pelos sistemas operacionais (MRP II, ERP, entre outras), trata os dados de acordo com a necessidade da organização e carrega os dados no DW.
3. O DW é base de dados utilizada pelo BI para geração dos cubos e consequentemente a geração dos relatórios. Sua função é armazenar somente os dados que são importantes para a tomada de decisão. Ele é alimentado através do processo de ETL.
4. Os cubos são as combinações possíveis dos dados armazenados no DW. Através dos cubos gerados é que são extraídos os relatórios.
5. São as ferramentas utilizadas pelos funcionários para visualizar/solicitar a geração dos relatórios do BI.
6. Gerar cubo.
BI – 2ª Lista
1. O sistema MRP II é voltado para o nível operacional, auxilia no planejamento da produção, planejamento capacidade, planejamento de requisição de materiais, entre outros. Já os sistemas ERP atendem tanto o nível operacional quanto ao nível gerencial. O ERP pode substituir diversos sistemas da organização, através de criação de módulos no próprio ERP. O sistema de BI, não serve para agilizar as tarefas do nível operacional, é um sistema que auxilia na tomada de decisão gerencial, e como base de dados possui as informações vindas dos sistemas operacionais.
2. São: nível gerencial e nível estratégico. (corresponde a 1 da primeira lista de BI)
3. (corresponde a 2 da primeira lista de BI)
4. Não é possível fazer alteração de dados no DW, pois seus dados são cópias dos sistemas da organização. Se fosse possível fazer alteração, correríamos o risco de não ter os dados refletindo a realidade da organização.
5. Tabela Fato: São tabelas existentes no DW relacionadas a algum assunto.
Dimensão: São as variáveis expostas na geração do cubo, por exemplo: produto,