Bioquimica
Processo durante o qual ocorrem transformações que levam à divisão da célula. A mitose produz células filhas idêntica à célula-mãe. Cada célula filha contém exatamente o mesmo número de cromossomos da célula mãe.
Conceito
O termo Mitose designa o conjunto de processos que decorrem na divisão do núcleo das células eucarióticas, pelos quais se formam núcleos com o mesmo número de cromossomas do núcleo inicial.
É dividido em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular
Objetivo
Todos os seres vivos começam por uma única célula, que, nos organismos pluricelulares se divide, formando as outras células do corpo. A mitose permite, assim, a construção dos organismos animais e vegetais.
Além de promover o crescimento, a mitose é necessária aos processos de regeneração do organismo, pois é a partir dela que se dá a reposição de células, para substituir células mortas. A pele humana perde diariamente milhares de células na epiderme, por atrito, ocorrendo uma contínua regeneração. Quando ocorre uma fratura óssea, a lesão é corrigida pela regeneração celular. As células do sangue têm um período de vida relativamente curto e devem ser repostas durante toda a vida do indivíduo.
Importância
Esse processo é de suma importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as células perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas.
As alterações cromossômicas estruturais correspondem a modificações na sequência dos genes ao longo do filamento. Elas podem ser provocadas, por exemplo, por vírus, radiação e substâncias químicas. Quando ocorrem durante a mitose, seus efeitos são mínimos, pois apenas algumas células serão atingidas, embora, em alguns casos, a célula alterada possa se transformar em célula cancerosa e formar um tumor. Se acontecerem na meiose, como resultado, por exemplo, de uma permutação anormal, elas