A Ênfase do Narcótico na Sociedade dos Povos Antigos (Indígenas) X A Relevância da Sociedade Capitalista Econômica Mundial
Faculdade IBES – UNIP
ECONOMIA & MERCADO
Docente: Jorge Emannoel
Autora: Helen dos Reis Silva Freire de Sena
Introdução:
Quando se fala em narcotráfico principalmente internacionalmente há um grande avanço e crescimento na década de 80,transformando em o mercado econômico mais lucrativo do mundo, ficando a frente apenas de produtos como petróleo e armas, gerando mais ou menos uma receita de 500 bilhões de dólares.
O termo narcótico é um termo muito utilizado no ramo da Medicina, que segundo o Conselho Regional de Medicina é qualquer substância que ajuda como anestésico. Narcóticos são hipnóticos, soníferos, drogas, entorpecentes, tóxicos, adormecedores e soporíferos.
No caso do narcotráfico, são substâncias proibidas pelos Governos mundiais. No Brasil, temos drogas como exemplo: maconha, cocaína, laça perfumes, extasy, LSD, drogas do sertão, Ayahuasca, entre outros.
Desenvolvimento:
Esse mercado paralelo movimenta bilhões em receita, o que faz com que seja um negócio bem atrativo para quem quer se aventurar, entretanto demasiadamente perigoso. Em países em desenvolvimento como, por exemplo, o Brasil, o número de dependentes químicos cresceu em escalas altíssimas e assim, tornando o mercado ilícito acelerado e cada vez mais lucrativo. Analisando parcialmente tal situação, o acesso às drogas hoje é fácil quanto o seu fornecimento nas ruas metropolitanas. Em contra partida, não há fácil acesso à água potável, saneamento e alimentos digeríveis nas mesmas para população . Em países da América do Sul, como Bolívia e Colômbia cuja corrupção é explícita, grande parte da sobrevivência é relacionada à clandestinidade e no mercado paralelo, pois ,existe a “Narcoeconomia”, que consiste em países nas mãos de grandes Cartéis de Drogas, ou seja, um Governo de mãos atadas, bloqueado, seguindo as regras dos grandes traficantes que ditam suas