A ética
O marketing constitui uma das áreas de maior importância em uma organização. Sua função precípua é atender as necessidades e desejos do consumidor, oferecendo produtos tangíveis, serviços e idéias, em consonância com os objetivos de lucro que toda empresa visa.
O consumidor não conhece o lançamento, o os atributos desses produtos, serviços e idéias, sem que um instrumento de comunicação não lhe possibilite o acesso à informação, em linhas muito gerais, a função da propaganda.
ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING
O processo de conhecer as necessidades e desejos do consumidor desenvolve-se mediante a pesquisa de marketing.
Na contratação e a execução de projetos de pesquisa, os procedimentos devem ser bem claros.
A ética recomenda cuidado no tratamento de dados, especialmente quando são empregadas técnicas de pesquisa para a gente chegou qualitativa, cruzamento de dados provenientes de diferentes nomes, o uso de bases de dados por computador sem autorização.
ÉTICA EM ADMINISTRAÇÃO DO PRODUTO
A intenção é um dos fatores que é necessário a considerar para avaliar o comportamento ético, por exemplo, quando os fabricantes oferece ao mercado novos produtos que, na verdade são usados, fica clara intenção de enganar os consumidores.
Da mesma forma que a intenção são importantes os meios ou métodos empregados na produção de bens e serviços, o consumidor tem direito à informação relevante sobre o produto, sua segurança e garantias, para que o consumo seja eficaz e responsável.
Um terceiro aspecto importante na gerência de produtos é o julgamento das conseqüências, o que pode originar uma falta de ética por parte do administrador de marketing, ou seja, o Marketing propõe um benefício ligado a um produto, e não de fugas restrições que envolve seu uso, é o exemplo do seguro-saúde que não cobre as despesas com um anestesista deu uma cirurgia, por que o beneficiário contratou um médico particular para sua cirurgia. Na venda do produto