A ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A escola desempenha um papel importante na formação do indivíduo, preparando-o para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Mais do que um espaço destinado à alfabetização e à aprendizagem de conteúdos, a escola influencia de forma significativa na formação moral.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a abordagem da Ética na Educação, bem como a importância e as conseqüências da inserção desse tema na educação infantil. Sendo que ética são os princípios morais e os valores que norteiam os seres humanos nas suas ações com outros membros da coletividade.
A abordagem feita neste trabalho sobre a ética no contexto da educação infantil nos remete a refletir sobre os aspectos a serem trabalhados nesta área, visando uma melhoria na qualidade do ensino com crianças pequenas.
04
2 - A ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Antes de discorrer sobre a ética na educação infantil, cabe apresentar um breve relato do contexto pré-escolar no Brasil para, então, abordarmos o tema em questão e o papel do professor neste ambiente.
A expansão da educação infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, acompanhando a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias. Por outro lado, a sociedade está mais consciente da importância das experiências na primeira infância, o que motiva demandas por uma educação institucional para crianças de zero a seis anos.
A conjunção desses fatores ensejou um movimento da sociedade civil e de órgãos governamentais para que o atendimento às crianças de zero a seis anos fosse reconhecido na Constituição Federal de 1988. A partir de então, a educação infantil em creches e pré-escolas passou a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever do Estado e um direito da criança (artigo208, inciso IV). O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, destaca também o direito da