A África
A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egipto. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6 627,15 km.
É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no Lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.
Muitos geógrafos deixaram de o considerar como o maior rio do mundo, perdendo o posto para o rio Amazonas, com cerca de 6.992,06 km de extensão.
Tradicionalmente considera-se que o rio Nilo nasce no Lago Vitória. Contudo, o próprio Lago Vitória tem como principal tributário o rio Kagera, que é por causa disso considerado como fonte mais remota do Nilo.
O rio Kagera nasce no Burundi, a norte do Lago Tanganica, na confluência do rio Niavarongo e Ruvuvu.
CONGO
O rio Congo(denominado rio Zaire no antigo Zaire entre 1971 e 1997) é o segundo maior rio da África (após o rio Nilo) e nono do mundo, com uma extensão total de 4.700 km e o primeiro em extensão de água chegando a debitar mais de 40.000 m3/s de água.
A nascente do Congo situa-se nas montanhas do Rift. A principal extensão do rio atravessa a República Democrática do Congo e, perto da sua foz, estabelece a fronteira com Angola.
Atravessa também o Lago Moero e recebe as águas do Lago Tanganica. Forma ainda as famosas Cataratas de Levingstone (cerca de 32 cachoeiras. É o único rio da Terra que atravessa duas vezes a linha do Equador. Os seus principais afluentes são: o rio Ubangui, pela margem direita, e o rio Cassai, pela margem esquerda. O seu regime depende das chuvas equatoriais e quase toda a sua bacia é coberta por impenetráveis florestas