a viuvinha
A VIUVINHA (1857)
OBRA
ALENCAR, José de. A viuvinha. Sâo Paulo: FTD, 1992.
Obra escrita em dezesseis capítulos, originariamente publicada em folhetim, no Diário do Rio de Janeiro. AUTOR
José de Alencar
Breve biografia: José Martiniano de Alencar (*Mecejana, CE, 01/05/1829 – t Rio de Janeiro, RJ, 12/12/1877) foi escritor, jornalista, deputado e crítico literário). Aos dezessete anos ingressa na faculdade de Direito de São Paulo e funda com seus colegas a revista semanal Ensaios Literários. Forma-se em 1850 e quatro anos depois atua como redator no Correio Mercantil, no Rio de Janeiro. Estreia como romancista, com Cinco Minutos, em 1856, e torna-se o maior nome do Romance Romântico Brasileiro.
Obras: Escreveu romances (O guarani, Iracema, Ubirajara, Senhora, A viuvinha, Cinco minutos,, Diva, A pata da gazela, O gaúcho, O sertanejo, As minas de prata, Guerra dos Mascates, O tronco do ipê, Til, Sonhos d’Ouro), peças para teatro (O demônio familiar, Verso e reverso, As asas de um anjo, Mãe, A expiação, O jesuíta), e a opereta (A noite de São João). Publicou ainda panfletos (O juízo de Jó e a visão de Deus, A corte do Leão), cartas (As cartas de Erasmo, Novas cartas políticas de Erasmo) e crítica literária (Carta sobre a Confederaçao dos Tamoios).
GÊNERO
Romance
Gênero literário derivado do épico (segundo Aristóteles), variação da epopéia, é tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto. A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas. Trata-se de uma narrativa longa (atente para a relatividade dessa expressão).
ESTÉTICA LITERÁRIA
Romantismo
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. As características principais deste período são: valorização das